Thursday, December 31, 2009

Histórias de Vida são o melhor testemunho

Você pode sentir que não tem nada a compartilhar, ao falar de Jesus para outros. Isso, na verdade, é um grande engano - todos tem alguma experiência a compartilhar. Ou sua, ou de sua família (mãe, pai...) e mesmo assim terá grande utilidade prática para abordar temas espirituais, pois as pessoas se interessam por histórias reais de mudança de vida.

Na prática, seu testemunho pessoal é mais eficaz que um sermão, porque as pessoas que não creem veem os pastores como vendedores profissionais, mas veem a você como um "cliente satisfeito"; logo, lhe dão mais credibilidade.

Histórias pessoais também são mais fáceis de relatar do que princípios, e as pessoas adoram ouvi-las. Elas captam nossa atenção e ficam em nossa memória por mais tempo. Os incrédulos provavelmente perderiam o interesse se você começasse a citar teólogos, mas tem uma curiosidade natural sobre experiências que nunca tiveram. Histórias compartilhadas criam uma ponte de relacionamento por one Jesus pode atravessar de seu coração para o delas.

Outro mérito do testemunho é o fato de ele contornar as defesas intelectuais. Muitas pessoas que não aceitaram a autoridade da Bíblia irão dar ouvidos a uma modesta história pessoal. Foi por isso que em seis ocasiões distintas, Paulo usou seu testemunho, em vez de citar as Escrituras.

Sua mensagem de vida está dividida em quatro partes:


1.0 Seu testemunho (a história de como iniciou um relacionamento com Jesus):
1.1 Como era a minha vida antes de conhecer Jesus
1.2 Como percebi que precisava de Jesus
1.3 Como comprometi minha vida com Jesus
1.4 A diferença que Jesus faz na minha vida



2.0 Suas lições de vida (as mais importantes lições que Deus lhe ensinou):
2.1 O que Deus me ensinou com o fracasso?
2.2 O que Deus me ensinou com a falta de dinheiro?
2.3 O que Deus me ensinou com a dor, tristeza ou depressão?
2.4 O que Deus me ensinou pela expectativa?
2.5 O que Deus me ensinou com a doença?
2.6 O que Deus me ensinou com a decepção?
2.7 O que aprendi com minha família, minha igreja, meus relacionamentos, meu grupo e com os que me criticam?



3.0 Suas paixões de origem divina (as questões pelas quais você mais se interessa, segundo a forma que Deus lhe deu). Exemplos:

3.1 Problema sentido na pele:
- Violência
- Vício
- Esterilidade
- Depressão
- Doença

3.2 Grupos que não podem falar por si sós [a Bíblia está cheia de orientações para defendermos os indefesos]:
- Os que ainda não nasceram
- Os perseguidos
- Os pobres
- Os encarcerados
- Os maltratados
- Os desprovidos
- Os que não tiveram direito à justiça

3.3 Causas evangélicas:
- Começar novas igrejas
- Fortalecer famílias
- Criar um ministério para a terceira idade na sua igreja
- Ensinar corretamente a mordomia cristã

3.4 Alcançar determinado grupo:
- Homens de negócios
- Adolescentes
- Estudantes estrangeiros
- Jovens mães que praticam determinado esporte ou passatempo

3.5 Outros:
- Um bairro que não tem igreja
- Por um país
- Grupo étnico específico que precise desesperadamente de um vigoroso testemunho cristão

“Deus nos dá diferentes paixões, para que se concretize tuo que Ele quer que seja feito no mundo. Você não deve esperar que alguém se entusiasme pela sua paixão. Em vez disso, devemos ouvir e valorizar as mensagens de vida uns dos outros, porque ninguém tem como dizer tudo” [p. 178 – Jornada 33]



4.0.0 As boas-novas (a mensagem da salvação). O que você está disposto a fazer para que as pessoas que você conhece possam ir para o céu?
4.1 Convidá-las a vir à igreja?
4.2 Contar sua história?
4.3 Convidar para um pequeno grupo?
4.4 Levá-las para jantar, com sua família?
4.5 Orar por elas até que sejam salvas?

“Seu campo missionário está ao redor. Não perca as oportunidades que Deus está lhe dando. A Bíblia diz: 'Aproveitem o máximo das suas oportunidades para contar as boas-novas aos outros. Sejam sábios em todos os seus contatos com eles'. Col. 4:5”

“A salvação eterna de um única vida é mais importante que tudo o mais que você possa conseguir na sua vida. Somente as pessoas irão durar para sempre”.


* Baseado na Jornada 33, “Falando de Deus pelo Seu Estilo de Vida”

Thursday, December 17, 2009

Esquema simples de meditação matinal

Aqui vai uma sequência que tem funcionado comigo:

1. Buscar de todo o coração, alegrar-se no Senhor. É para isso que serve a meditação. Ou seja, encontrar força e disposição em Deus.

2. Música calma de entrega. Ex.: Sobre o Altar, Aos teus pés, Jesus muito obrigado.

3. Ler os Evangelhos, primeiro o capítulo completo e depois um versículo por vez, meditando em cada pensamento.

4. De cada pensamento deve brotar uma oração: agradecimento, confissão de pecados, intercessão ou súplica de bençãos.

5. Se colocar dentro da história como o pecador que precisa de Deus, como o cego em busca de cura.

6. Observação importante: A meditação de ontem não vale para hoje. Não existe banco de horas. A espiritualidade do dia anterior não influencia em nada o dia seguinte: se a jornada não for diária, simplesmente não há jornada – essa é a verdade nua e crua.

7. Nossa entrega a Cristo é uma questão diária. “Consagrai-vos a Deus pela pela manhã...fazei disto vossa 1a. tarefa. Seja vossa oração: Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti.” Cada manhã consagrai- vos a Deus para esse dia. Submetei-Lhe todos os vossos planos. Dia a dia podereis entregar Às mãos de Deus a vossa vida, e assim ela se moldará mais e mais segundo a vida de Cristo. (Caminho a Cristo p. 70)


Se essa 'receita' der errado, não desista! Se você persiste e continua, vai chegar o dia em que vai aguardar ansiosamente esse calmo tempo a sós com Deus.

Sunday, December 6, 2009

Uma Receita Espiritual*

por Morris Venden

É mais fácil tornar-se um cristão ou permanecer como tal? Ao interrogar as pessoas, tanto jovens quanto idosas, tenho descoberto que elas geralmente acham que é mais difícil permanecer como cristão. Talvez elas tenham experimentado a conversão depois de uma reunião evangelística ou retiro religioso; talvez tenham sido tocadas por um hino ou sermão. Mas depois de algum tempo, o sentimento feneceu, e elas retornaram para onde estiveram antes. Ou talvez tenham descoberto a futilidade de operar sua justiça ou sua fé. E desanimaram. Por que acontece isto? Será que elas não compreenderam como viver a vida cristã? Qual é a base da vida cristã?

Quer você seja um adolescente ou esteja com cabelos brancos e artrite, provavelmente se defronta hoje com estas mesmas perguntas. Como pode o cristianismo tornar-se significativo em sua vida? Como pode você conhecer a Jesus pessoalmente? Eu gostaria de dizer-lhe como a vida cristã se tornou palpável para mim.

Vamos lá, leia o restante:

http://www.verdadeonline.net/textos/1072.htm

*Esse texto faz parte do livro "Como Tornar Real o Cristianismo". Eu o retirei da Jornada Espiritual de 41 dias, que pode ser feita por você também: http://41diascomdeus.wordpress.com/category/1%C2%BA-dia-salvo-por-um-dia/

Saturday, December 5, 2009

Como Encontrar a Cristo

por Morris Venden



Você já imaginou se Deus estivesse perdido? No passado, Ele pareceu estar tão perdido que alguns até mesmo acreditaram que Ele estivesse morto. Se Deus não está perdido, por que é tão difícil encontrá-Lo?

Vários anos atrás li uma carta escrita por um jovem em idade colegial, e jamais fui capaz de me esquecer do clamor por socorro:

"Muitos de nós, fiéis jovens membros da igreja, estamos em uma situação desesperada. Temos uma grande, ampla, profunda necessidade que não está sendo satisfeita. Estamos morrendo de inanição porque não estamos sendo alimentados.

"Por favor me leve a sério, porque eu sei do que estou falando. Jovens estão deixando diariamente a igreja, amargurados, desiludidos e sem esperança, enquanto outros nem mesmo consideram que têm algo a ver com religião, porque não vêem nela nada que os ajude.

"Não precisamos de mais sermões a respeito de testemunhar a outros. Reiteradamente nos é dito que devemos partilhar o evangelho, mas ao responder a este desafio, descobrimos que nada temos a dizer. Conto podemos convencer outros a aguardar o retorno de Cristo quando a maioria de nós nem O reconheceria se Ele viesse?

"Precisamos de alguém que nos fale acerca de Deus. Sabemos tudo a respeito de doutrinas e práticas da igreja. Conhecemos muitas coisas, mas não conhecemos a Cristo. Nunca fomos apresentados a Ele, e a menos que Deus opere um milagre e Se revele a nós, jamais O conheceremos.

''Por favor, ensine-nos como conhecer a Deus e Seu caráter. Somos bebês espirituais. Precisamos de Jesus. Ansiamos conhecê-Lo. Mostre-nos, de sua experiência pessoal, conto nos comunicamos com Ele. Nossa maior necessidade é conhecer a Deus. Pode mostrar-nos conto encontrá-Lo?"

(...)
[Termine de ler, é um texto pequeno mas importante: http://www.verdadeonline.net/textos/1068.htm]